terça-feira, 30 de agosto de 2016

Oil pulling


Créditos


Em Setembro vou fazer uma pausa nos hábitos de desenvolvimento pessoal porque sinto que preciso de esclarecer melhor algumas coisas sobre como viver o meu propósito.
Enquanto isso, o hábito que vou praticar em Setembro é muito simples e todos podem praticar: Oil pulling.

A primeira vez que li sobre oil pulling foi no blog da miss kale e fiquei com muita vontade de experimentar, mas ficou sempre no campo das intenções e nunca chegou à prática. Chegou o momento.


Em que consiste?


Oil pulling é uma das melhores formas de remover bactérias e ter dentes e gengivas saudáveis!
Começou por ser utilizado na medicina ayurvédica (medicina tradicional indiana) e consiste em bochechar uma colher de óleo, de primeira pressão em frio, durante 10 minutos, logo ao despertar.

O óleo utilizado pode ser de coco, sésamo, girassol ou azeite (de preferência biológicos e de primeira pressão em frio). O óleo de coco tem demonstrado resultados superiores devido às propriedades antivirais, antifúgicas, antibacterianas e antisépticas.


Benefícios


Os principais benefícios do oil pulling são:
  • fortalecimento dos dentes e gengivas;
  • redução da placa bacteriana;
  • desaparecimento de mau hálito;
  • redução de gengivite;
  • eliminação do sangramento das gengivas;
  • redução de inflamações;
  • dentes mais brancos;
  • alívio dos sintomas de garganta seca;
  • prevenção de cáries.

Convencidos? Então vamos lá testar esta técnica tão simples.


Como vou praticar?


Durante o mês de Setembro (30 dias) vou:

  • Bochechar uma colher de sopa de óleo de coco durante 10 minutos;
  • Vou fazê-lo em jejum, ou seja, antes de beber ou comer alguma coisa; 
  • Aproveito enquanto estou a preparar as coisas de manhã e vou bochechando, não é necessário fazer muita força, apenas certificar-me que o óleo passa por todos os locais da boca;
  • Lembrar-me de nunca engolir este óleo, visto que está cheio de toxinas; 
  • Deitar fora passados os 10 minutos;
  • Passar a boca por água e lavar os dentes.


Conto com a vossa companhia, vamos praticar oil pulling?



Fontes:
Guimarães F. Como ficar com dentes fortes e saudáveis em apenas 5 minutos. Disponível em: <http://misskale.pt/como-ficar-com-dentes-fortes-e-saudaveis-em-apenas-5-minutos/>. Acesso em: 30/08/2016

Axe J. Coconut oil pulling benefits and my how-to guide. Disponível em: <https://draxe.com/oil-pulling-coconut-oil/>. Acesso em: 30/08/2016






6 comentários:

  1. Já comecei hoje (tão bonita!!!). Uma colher de óleo de coco e banheira com ela! Para já, parece-me que não fico com a boca tão seca durante o dia... Ah, e não custa nada nem é enjoativo como eu pensava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Viste que às vezes as coisas só existem na nossa cabeça <3

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Fico tão contente por ter a vossa companhia, a sério, fico mesmo!

      Eliminar
  3. Acho que também vou dar esse passo!!! A ver se é desta que reduzo as manchas que o chá já me pôs nos dentes! :) Amanhã é o dia! Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim amanhã começamos. Dizem que é bastante eficaz no desaparecimento de manchas provocadas pelo chá e café. Vamos testar! Obrigada eu pela tua companhia :)

      Eliminar