sábado, 13 de maio de 2017

Como leio vários livros ao mesmo tempo




Depois de tantos livros lidos, sou da opinião que os livros não se devem ler todos da mesma maneira e existem alturas do dia em que se devem ler. Existem livros para ler como se não houvesse amanhã, tal é o entusiasmo com a história. Existem livros que são para ser apreciados com todo o tempo do mundo, demorando-nos nas palavras para melhor interiorizar a mensagem. Existem livros tão ricos em ensinamentos que só ler não chega e temos necessidade de sublinhar e estudar mais aprofundadamente. E depois existem livros para ler sem preocupações, deixarmo-nos apenas envolver pela história.

Houve uma altura em que lia apenas um livro de cada vez, só quando terminava de ler um é que começava outro. Mas, existem tantos livros que quero ler, e tantos assuntos diferentes, que sentia que demorava uma eternidade e agora o que faço é ler livros diferentes consoante a minha vontade.



Então como consigo ler vários livros?

 


Começo logo de manhã a estudar um livro do meu interesse, durante a minha hora zen. Neste momento estou a terminar "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie. Apenas 20 minutos por dia ajudam-me a estudar muitos livros que me interessam. Como de manhã a minha concentração está no auge, é neste momento que estudo.




Depois existem alguns momentos ao longo do dia em que tenho que esperar, nestes momentos aproveito para ler um livro sobre nutrição. Neste momento estou a ler "Coma gordura e emagreça", do Dr. Mark Hyman. Ao ler sobre este assunto, fico motivada a comer de forma mais saudável, além de aprofundar o meu conhecimento.




Quando quero apenas descontrair, normalmente ao fim do dia, leio um livro de ficção. Neste momento estou a ler "No limiar da eternidade", do Ken Follet. Como é o terceiro livro da trilogia O Século e tem 1022 páginas, tenho demorado mais tempo do que é costume para terminar. Aqui deixo-me apenas levar pela história, sem preocupações de aprender. No entanto, se o livro for meu e encontrar uma passagem interessante, não resisto a sublinhar.





Desde que o André era bebé que leio uma história antes de ele dormir. Agora que ele já está mais crescido, o ritual mantém-se mas eu leio uma página e ele outra. O livro que estamos a ler agora é o Harry Potter e a pedra filosofal da J. K. Rowling.



Como avalio o que leio?

 



Durante a minha vida fui fazendo listas dos livros que li e atribuo uma classificação de 1 a 5, conforme o que esse livro me proporcionou.
Tenho essas listas espalhadas pelas minhas agendas e assim não me perco no meio de tantos livros.

Outra coisa que comecei a fazer é registar a minha opinião e o conteúdo do livro, no meu diário. O meu objectivo é ter um pequeno resumo do conteúdo do livro e treinar a escrita sobre a minha opinião. No entanto, é algo que ainda tenho de aperfeiçoar e de me empenhar de forma mais consistente. Neste momento, ainda é um bocado aleatório. Umas vezes registo e outras não.


E vocês, lêem vários livros ou apenas um de cada vez?


2 comentários:

  1. Estou exatamente vivendo o dilema de ter muitos livros diferentes que quero ler e pouca paciência para esperar terminar de ler um para começar outro,rs. Sempre achei melhor encerrar um livro antes de pegar no próximo, mas isso não tá funcionando mais. Seu relato me inspirou a ler vários ao mesmo tempo. Vamos ver se me saio bem ou se vou entrar em parafusos,rsrs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tamara.
      O seu comentário também me inspirou. Continuo a ler vários livros ao mesmo tempo e gosto mais assim, espero que resulte também com você.
      Obrigada!

      Eliminar