sábado, 13 de maio de 2017

Como leio vários livros ao mesmo tempo




Depois de tantos livros lidos, sou da opinião que os livros não se devem ler todos da mesma maneira e existem alturas do dia em que se devem ler. Existem livros para ler como se não houvesse amanhã, tal é o entusiasmo com a história. Existem livros que são para ser apreciados com todo o tempo do mundo, demorando-nos nas palavras para melhor interiorizar a mensagem. Existem livros tão ricos em ensinamentos que só ler não chega e temos necessidade de sublinhar e estudar mais aprofundadamente. E depois existem livros para ler sem preocupações, deixarmo-nos apenas envolver pela história.

Houve uma altura em que lia apenas um livro de cada vez, só quando terminava de ler um é que começava outro. Mas, existem tantos livros que quero ler, e tantos assuntos diferentes, que sentia que demorava uma eternidade e agora o que faço é ler livros diferentes consoante a minha vontade.



Então como consigo ler vários livros?

 


Começo logo de manhã a estudar um livro do meu interesse, durante a minha hora zen. Neste momento estou a terminar "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie. Apenas 20 minutos por dia ajudam-me a estudar muitos livros que me interessam. Como de manhã a minha concentração está no auge, é neste momento que estudo.




Depois existem alguns momentos ao longo do dia em que tenho que esperar, nestes momentos aproveito para ler um livro sobre nutrição. Neste momento estou a ler "Coma gordura e emagreça", do Dr. Mark Hyman. Ao ler sobre este assunto, fico motivada a comer de forma mais saudável, além de aprofundar o meu conhecimento.




Quando quero apenas descontrair, normalmente ao fim do dia, leio um livro de ficção. Neste momento estou a ler "No limiar da eternidade", do Ken Follet. Como é o terceiro livro da trilogia O Século e tem 1022 páginas, tenho demorado mais tempo do que é costume para terminar. Aqui deixo-me apenas levar pela história, sem preocupações de aprender. No entanto, se o livro for meu e encontrar uma passagem interessante, não resisto a sublinhar.





Desde que o André era bebé que leio uma história antes de ele dormir. Agora que ele já está mais crescido, o ritual mantém-se mas eu leio uma página e ele outra. O livro que estamos a ler agora é o Harry Potter e a pedra filosofal da J. K. Rowling.



Como avalio o que leio?

 



Durante a minha vida fui fazendo listas dos livros que li e atribuo uma classificação de 1 a 5, conforme o que esse livro me proporcionou.
Tenho essas listas espalhadas pelas minhas agendas e assim não me perco no meio de tantos livros.

Outra coisa que comecei a fazer é registar a minha opinião e o conteúdo do livro, no meu diário. O meu objectivo é ter um pequeno resumo do conteúdo do livro e treinar a escrita sobre a minha opinião. No entanto, é algo que ainda tenho de aperfeiçoar e de me empenhar de forma mais consistente. Neste momento, ainda é um bocado aleatório. Umas vezes registo e outras não.


E vocês, lêem vários livros ou apenas um de cada vez?


Sem comentários:

Enviar um comentário