sábado, 6 de maio de 2017

Porque continuo a estudar se já não estou na escola?



Este mês ando a praticar o ritual do conhecimento abundante e vou contar-vos o que ando a estudar.
A maioria de nós estudou na escola, tendo como principal motivação os testes e os exames. Depois da escola, muitas vezes deixamos de ter motivação e cabeça para estudar.

Se na escola tive momentos de frustração, com disciplinas verdadeiramente desnecessárias, para dizer o mínimo. Agora que estudo assuntos que me interessam, estudar é uma das coisas que mais gosto de fazer nos meus tempos livres.
É que na verdade, eu sempre gostei de estudar, gosto de abrir um livro e sentir entusiasmo com o que posso aprender, gosto de ter um caderno a estrear e escrever com esferográfica e usar canetas de cores diferentes para os títulos e sub-títulos, enfim, sou uma nerd, eu sei.



O que ando a estudar e como?


Tenho muitos assuntos que me interessam, mas infelizmente não tenho tempo para me dedicar a todos. Assim seleccionei alguns e actualmente os assuntos que estou a estudar são desenvolvimento pessoal, relações sociais, nutrição e inglês. 

Se houve alguma coisa que aprendi em tantos anos de estudo é que cada assunto é único e como tal adequo a minha forma de estudar a cada livro e a cada assunto.

Desenvolvimento pessoal

 



Como vocês sabem ando a colocar em prática os hábitos e rituais do livro O monge que vendeu o seu Ferrari, de Robin Sharma. Este livro foi emprestado e não podia sublinhá-lo, como faço com os meus. Assim, o que fiz foi passar as passagens mais importantes para um caderno e assim posso consultar quando quero, mesmo já não tendo o livro comigo.



Relações sociais

 



Estou a reler o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie. Como foi emprestado pela minha irmã, também estou a passar as passagens mais importantes para um caderno



Nutrição

 



Já vos tenho falado do meu interesse por este assunto, já li vários livros e neste momento estou a ler Coma gorduras e emagreça do Dr. Mark Hyman. Aqui não estou a tirar apontamentos, apenas a ler o livro.



Inglês

 


Esta é uma disciplina que já estudei na escola, mas como não pratico muito, o meu inglês anda um bocado enferrujado. Compreendo perfeitamente quando ouço e leio, mas falar e escrever já é outra conversa, tenho dificuldade com os verbos e na construção de frases.Vai daí, fui buscar os meus livros de inglês da escola e voltei a estudar com apontamentos, exercícios e tudo.



E pronto é isto que ando a estudar. E vocês, também gostam de estudar?


4 comentários:

  1. Eu ando a (re)ler livros espirituais, de nutrição e a pesquisar na net correntes pedagógicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és uma das minhas maiores inspirações para estudar. Não é por acaso que foste tu que me ensinou a estudar e como fazer um horário de estudo, desde o 5º ano.
      Obrigada :)

      Eliminar
  2. Não consigo pensar na vida sem estudo. Já acabei a minha "educação formal" há uns 15 anos ou mais, mas também não consigo parar de estudar/aprender. Sou muito curiosa acerca da vida e de muitos assuntos e, sempre que posso, alargo os conhecimentos daquilo que me interessa.
    Para além dos assuntos profissionais, que preciso de me estar sempre a actualizar (e é se quero ser uma boa profissional), também me vou lançando no conhecimento de outras matérias: A horta e o cultivo biológico é um dos meus assuntos de eleição e vou da teoria à prática, na minha horta; sustentabilidade e formas de melhorar a minha forma de viver no planeta também; desenvolvimento pessoal e como crescer emocionalmente, para viver a vida da melhor maneira; história, assunto que gosto muito, desde os tempos da escola; e tudo o que me der vontade na altura.
    Penso que quem deixa de estudar, de querer aprender, acaba por estagnar e até regredir na vida. Para mim é aprender até morrer.
    Não faço apontamentos como tu, embora os conhecimentos sobre hortas e cultivo biológico já comecem a pesar na memória e tenho mesmo que me organizar e pôr tudo num caderno. Fiquei inspirada pela forma como fazes, irei pôr em prática os apontamentos e informações num caderno, bem organizado, senão qualquer dia começo a confundir-me toda!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina,
    é tão bom encontrarmos pessoas com os mesmos interesses. Também tenho muito interesse em agricultura biológica e permacultura, já tenho um livro à espera de ser estudado. Infelizmente ainda não tenho onde praticar, mas é uma das coisas que tenho no meu livro de sonhos.
    Os apontamentos ajudam-me muito a aprender e a ter tudo organizado.
    Obrigada pela partilha, fico à espera de ver esses apontamentos ;)
    Beijinhos e bom estudo!

    ResponderEliminar