quinta-feira, 1 de junho de 2017

Ritual da reflexão pessoal



"Todas as noites, depois de um longo dia de trabalho produtivo, Benjamin Franklin refugiava-se num canto silencioso da sua casa e reflectia sobre esse dia. Pensava em todos os seus actos e se eles eram positivos e construtivos, ou se eram negativos, a precisarem de reparação. Percebendo claramente tudo o que fazia de errado em cada dia, ele podia tomar medidas imediatas para melhorar e avançar no caminho do auto-domínio.
Robin Sharma, O monge que vendeu o seu Ferrari


Este mês o ritual que vou praticar é o Ritual da Reflexão Pessoal. 

Já vos falei de certas alturas do ano em que paro para reflectir. Mas nunca experimentei fazer este exercício todos os dias, vai ser agora. Bem vistas as coisas, não faz sentido querer melhorar sem sequer reflectir no que fazemos diariamente. E se é muito fácil ver isto nos outros, temos sempre muitas opiniões sobre o que podem melhorar, quando chega a nós as coisas são bem mais complicadas.



Como vou praticar o ritual da reflexão pessoal?


No fim de cada dia, vou agarrar no meu diário e escrever sobre os meus pensamentos, o que fiz e reflectir sobre o que está bem e o que não está, o que pode ser melhorado.


Aqui no blog, vou contar-vos a minha evolução nesta reflexão pessoal e vou reflectir sobre os hábitos que pratico desde o início desta aventura.



Conto com a vossa companhia para reflectir?



Sem comentários:

Enviar um comentário